Alt

Artrite nos felinos

Postado dia 3 de julho de 2018 por



A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações e afeta principalmente os gatos idosos, porém pode acometer também os felinos mais jovens. Os cães também podem sofrer com essa doença, por isso é sempre importante estar atento ao comportamento do seu Pet e consultar frequentemente o veterinário.

As causas para o surgimento da doença podem estar ligadas a diferentes origens e fatores.  No caso dos felinos idosos, geralmente é ocasionada pelo desgaste das articulações. Outros fatores que podem provocar a artrite são traumas, doenças autoimunes, quadros de infecção (principalmente por bactérias), obesidade e etc.

Os sintomas da artrite nos felinos são bem evidentes. Na grande maioria dos casos eles apresentam:

– Dor: É o sintoma mais forte da artrite. O Pet passa a caminhar com dificuldade e mancar. Quando o tutor toca na articulação inflamada, e tenta movê-la, o Pet sente fortes dores, e pode até tentar morder o seu tutor.

– Aumento da temperatura local: O local da inflamação pode ficar com a temperatura mais elevada.

– Área avermelhada: Ao afastarmos os pelos da região afetada, em alguns casos, é possível observar uma área vermelha. Em casos mais avançados da doença, pode haver inchaço e febre.

É importante que o tutor saiba que muitas doenças podem ter sintomas parecidos com os da artrite. Por isso, é fundamental a avaliação de um médico veterinário, que fará o diagnóstico por meio de exames específicos, como o raio-X e a ultrassonografia.

O tratamento consiste primeiramente em acabar com a dor do Pet e posteriormente usar medicamentos que revertam o quadro e outros sintomas.

A prevenção da artrite busca primeiramente manter o Pet no seu peso corporal ideal. Por isso, mantenha o check-up do seu Pet em dia, lembrando que gatos idosos devem passar por uma avaliação com o veterinário a cada três meses.

#ArtriteNosFelinos #SaúdePet #CuidandoDoMeuPet