Alt

Castração: Um ato de amor

Postado dia 23 de outubro de 2017 por



A castração de cães ou gatos é algo que transcende a questão da reprodução dos Pets. Castração é uma questão de saúde e por isso é um ato de amor para com o seu peludo.

O tumor mais comum nas cadelas é o tumor de mama. Ele é o segundo tipo de tumor mais frequente em cadelas e o terceiro mais comum em gatas. Já é comprovado que a sua incidência cai para 0,5% quando a cadela é castrada antes do primeiro cio. Já nas gatas, a ocorrência do Câncer de Mama é sete vezes maior em fêmeas que não são castradas.

A castração precoce também previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças. Esse procedimento oferece múltiplos benefícios ao seu Pet, como melhora no comportamento, na prevenção de doenças e na qualidade de vida.

Entre os inúmeros benefícios da castração podemos citar a diminuição da agressividade do Pet, maior concentração (capacidade de atenção), prevenção de infecções uterinas e do Câncer de Mama, evita cruzamentos não desejados e ainda previne o câncer testicular nos machos, se a cirurgia for feita antes dos seis meses de vida.

É importante ressaltar que a esterilização não vai fazer seu patudo engordar. A falta de exercícios e a alimentação errada são os responsáveis pelos quilos a mais, e não o procedimento.

A castração é feita por meio de uma cirurgia. Seu Pet é anestesiado e não sente dor alguma.  Para castrar um cachorro, é feita uma incisão alguns centímetros em cima do escroto. Os testículos são localizados e retirados através da incisão, e separados de suas estruturas arredores. Os vasos sanguíneos são fechados e a incisão é suturada.

Na castração da fêmea, uma incisão é feita no abdômen para retirar os ovários e o útero. Também é possível remover apenas os ovários, procedimento que pode acontecer com cadelas mais novas. Ao longo de todo o processo seu Pet é monitorado até acordar da anestesia. Após a operação bem sucedida, basta seguir as orientações do veterinário para a pronta recuperação do seu melhor amigo(a).

Saiba mais em: https://meusanimais.com.br/vantagens-da-castracao-nos-animais/

#EstimaRosa2017 #OutubroRosa #CâncerDeMamaNosPets  #LutandoContraOCâncer #SaúdePet #PrevençãoDoCâncerDeMama #DiagnósticoPrecoceSalvaVidas