Alt

Curiosidades Pet: Felinos

Postado dia 27 de julho de 2016 por



Pensando no nosso amor pelos felinos e em todo seu encanto, preparamos uma lista especial com várias curiosidades sobre os gatos para você conhecer ainda mais o seu Pet. Confira abaixo e fique ainda mais apaixonado pela espécie.

– O ditado popular “a curiosidade matou o gato” originou-se pelo fato de que o gato, apesar de cauteloso, é um dos animais mais curiosos que existe.

– Já o ditado popular “o gato comeu sua língua” surgiu de uma história bastante antiga a respeito de um rei que gostava de impor duras penas aos seus prisioneiros. Este rei era um admirador de gatos e, um certo dia, tendo ao lado seu gato preferido, mandou cortar a língua de um feliz prisioneiro e deu-a de presente ao bichano, que a comeu satisfeito.

– A alergia aos gatos nos humanos é causada por uma proteína presente na saliva do gato que é depositada nos pelos durante as lambidas com que se limpam.

– Um gato pode ficar vários dias sem comer e, caso o alimento não lhe agrade, pode até morrer de fome.

– Os gatos já foram chamados de agentes de Satã e mortos como bruxos.

– No Antigo Egito, quando um gato morria, os donos da casa raspavam a sobrancelhas em sinal de luto.

– Todo navio pirata tinha com certeza um gato, e nem sempre um papagaio como dizem os livros infantis.

– Quando o gato está assustado, seu pelo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pelo se eriça apenas numa estreita faixa dorsal.

– Gatos têm excelente visão noturna, porém não distinguem bem as cores.

– A audição do gato é superior à do homem, porém ele é incapaz de diferenciar dois sons vindo da mesma direção.

– Em média um gato passa 2/3 do dia dormindo. Isso significa que em 9 anos de vida, apenas está acordado 3 anos.

– Os gatos não saboreiam o doce.

– Quando um gato persegue uma presa, ao contrário de um cão ou humano, mantém a cabeça sempre para baixo.

– Um gato faz cerca de 100 sons diferentes, enquanto um cão faz cerca de 10.

– O cérebro de um gato é biologicamente mais similar ao de um humano do que o cérebro de um cão. Ambos, humanos e gatos, têm uma região idêntica no cérebro responsável pelas emoções.

– Existem mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo, e aproximadamente 40 raças reconhecidas.

– De acordo com uma lenda hebraica, Noé rezou a Deus para o ajudar a proteger a comida dos ratos na arca. Deus fez um Leão espirrar, e desse espirro nasceu o gato.

– Um gato consegue correr a 49 km por hora, em curtas distâncias.

– Um gato salta 5 vezes a sua altura num único salto.

– Alguns gatos já sobreviveram a quedas de 20 metros, devido ao reflexo de endireitamento. Os seus olhos, os órgãos e ouvido interno, dizem ao gato onde é que ele está no espaço, para que ele consiga aterrar em pé. Mesmo os gatos sem cauda possuem esta capacidade.

– Um gato roça num humano não apenas para mostrar afeto, mas também para marcar o seu território, devido ao odor que as glândulas à volta da sua face libertam. A cauda e as patas também têm o mesmo odor do gato.

– Os cientistas não têm a certeza porque é que um gato ronrona. Muitos veterinários acreditam que um gato ronrona fazendo as suas cordas vocais vibrar na zona mais profunda da garganta. Para isto ser possível, um músculo na laringe abre e fecha a passagem do ar 25 vezes por segundo.

– Na Austrália e no Reino Unido, os gatos pretos são sinal de boa sorte.

– A capacidade de um gato encontrar a sua casa é chamada de “psi-viagem”. Os especialistas acreditam que os gatos usam o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho, ou que existem células magnéticas no seu cérebro que atuam como uma bússola.

Fonte de informações: http://www.premierpet.com.br/curiosidades-sobre-os-gatos/
http://ronronar.com/como-cuidar/60-curiosidades-sobre-gatos