Alt

Guia prático para solicitação de exame por imagem.


Este guia é uma ferramenta para auxiliar o clínico na solicitação de exame no setor de diagnóstico por imagem do Estima Hospital Veterinário.

O setor é composto pela radiologia digital e ultrassonografia de animais de companhia, sejam eles cães ou gatos, como também animais selvagens (vida livre ou pet).

Exame radiológico

O exame radiográfico tem uma ampla indicação no auxílio ao diagnóstico das afecções osteoarticulares e torácicas. Atualmente, pode ser associado ao exame ultrassonográfico para avaliações abdominais e dos tecidos moles. Deve ser utilizado como primeiro exame antes do exame de ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

A sobreposição de estruturas é o principal fator prejudicial no diagnóstico de lesões por meio exame radiográfico, por isso, é muito importante que sejam feitas no mínimo 2 ou 3 projeções para uma boa avaliação (Ex: avaliação úmero = projeções médiolateral e craniocaudal). Pacientes agitados, agressivos ou que apresentem um quadro de dor intensa podem necessitar de sedação ou anestesia.

A avaliação radiográfica tem pouca sensibilidade para lesões menores que 5 milímetros e em muitos casos é necessário o acompanhamento radiográfico dos pacientes e ou associação com outras modalidades de diagnóstico por imagem ou laboratoriais.

 

Modelo de Solicitacao

Exame ultrassonográfico

O exame ultrassonográfico é avaliação interpretativa e subjetiva das imagens visualizadas durante o procedimento diagnóstico. As avaliações podem variar na dependência do médico veterinário e na capacidade inerente ao método ultrassonográfico em demonstrar alterações no seu limite de resolução. A obtenção de imagem por ultrassom é indolor e inócua por não envolver qualquer ionização.

As regiões avaliadas pelo exame ultrassonográfico são cervical, encéfalo, globo ocular, estruturas musculoesqueléticas, avaliação cardíaca, estruturas torácicase a avaliação abdominal (todos os órgãos abdominais, mesentério e omentos, peritônio e parede abdominal). Também pode ser utilizado como uma ferramenta para guiar citologias, biópsias ou aspirados/ drenagem de fluídos.

Diagnóstico de gestação apresentam dois tipos de exames, o convencional (entre 25 e 30 dias e repetição com 57 dias) e avalição precoce* (8 a 10 dias após cobertura, avaliação semanais e quantificação fetal mais precisa) para avaliação precoce necessita preparo especial do paciente.

Na maioria dos casos os exames são realizados sem a necessidade de sedação/ anestesia.

*verificar possibilidade de realização de sexagem dos fetos.

 

Modelo de Solicitacao Ultrass

Avaliação do crânio

Para melhor avaliação de alterações do crânio por favor solicitar sedação/ anestesia.

 

direita e esquerda

Coluna vertebral

Pacientes com agitados, agressivos ou com muita dor ser sedados/ anestesiados para realização do exame. Para realização da mielografia são necessários exames complementares (hemograma, perfil hepático, função renal e eletrocardiograma) e os exames radiográficos anteriores.

 

região a ser radiografada

Tórax

A avaliação torácica é possível avaliar silhueta cardíaca, campos pulmonares, traquéia e esôfago torácicos, cúpula diafragmática, gradil costal, esterno, etc. Para pesquisa de metástases pulmonares são necessários 3(três) projeções torácicas (LLD, LLE e VD), lembre-se de associar a avaliação ultrassonográfica para pesquisa de metástases abdominais.

Avaliação de colapso de traqueia podem ser realizados dois exames, com ou sem compressão traqueal.

Atenção* pacientes críticos deverão ser realizados projeções Dorsoventral*

Atenção** pacientes com comprometimento pulmonar, favor informar qual o pulmão apresenta alteração na auscultação.

 

reg a ser

torax

Membros torácicos e pélvicos

Pacientes com agitados, agressivos ou com suspeita de fratura ou com muita dor devem ser sedados/ anestesiados para realização do exame. Considerar projeções oblíquas em alguns casos.

 

Regposi

Abdômen

 

Regposi_2

Atualmente a melhor avaliação abdominal é realizada através do exame ultrassonográfico.

Em geral, a detecção ultrassonográfica de lesões baseia-se na observação de aumento, alteração de forma e em padrões de ecogênicidade alterados. As varreduras são feitas em planos longitudinais e transversais, de modo a se complementarem e não gerar falsas alterações causadas por artefatos.

Preparo do paciente para avaliação abdominal geral.

• Jejum mínimo 8 horas (ingestão de água liberado).
• Medicar com antifisético a cada 8 horas.
• Não urinar antes da realização do exame (pelo menos 1 horas antes do exame).
• Avisar ao proprietário que será realizada tricotomia abdominal.
• Favor informar sobre medicações realizadas.

Preparo do paciente para diagnóstico gestacional precoce.

• Jejum mínimo 6 horas (ingestão de água liberado).
• Medicar com antifisético a cada 8 horas, iniciar 72horas antes do exame.
• Avisar ao proprietário que será realizada tricotomia abdominal.

Outras avaliações ultrassonográficas

Avaliação oftalmológicas
Serão utilizados colírios anestésicos. Não necessita preparo prévio.
Avaliação tórax
Pacientes podem ficar em estação ou decúbito esternal. Não necessita preparo prévio.
Avaliação pescoço
Não necessita preparo prévio.
Avaliação musculoesquelética.
Verificar a necessidade de sedação/ anestesia.
Avaliação cardíaca (exames ecocardiográficos)

São realizados por cardiologistas.