Alt

Medicina de Precisão para os Pets

Postado dia 6 de novembro de 2018 por



Saiba como os avanços da genética podem ajudar na prevenção e tratamento das doenças dos cães

A medicina de precisão, também conhecida como medicina personalizada, é uma nova abordagem diagnóstica baseados na análise da expressão dos genes dos pacientes e na instituição de medidas que visam prevenir e tratar as doenças genéticas. A avaliação do perfil gênico pode identificar doenças que o paciente tem propensão a desenvolver ao longo da sua vida, permitindo mudanças de hábitos, estilo de vida e até mesmo o uso de medicamentos que visam diminuir ou impedir a manifestação delas. Conhecendo a predisposição do paciente, podemos programar exames de rotina com mais frequência e possibilitar o diagnóstico precoce.

Além da prevenção, uma importante aplicação da medicina de precisão é no tratamento de enfermidades degenerativas e câncer.

Sabemos que o desenvolvimento do câncer é decorrente das mutações genéticas resultando na proliferação descontrolada da célula tumoral e da resistência a morte celular. Conhecendo o perfil genético do tumor é possível identificar o mecanismo de proliferação e progressão da célula alterada e bloquea-la. Atualmente, temos disponível fármacos capazes de inibir a atividade de oncoproteínas responsáveis pelo desenvolvimento do câncer, esse tratamento é conhecido como terapia alvo, e tem trazido resultados superiores quando comparados ao tratamento com quimioterapia.

A medicina de precisão e a terapia alvo representam uma grande evolução no tratamento do paciente e trazem esperança a milhares de pessoas e Pets acometidos anualmente por essa devastadora doença. Conhecendo os mecanismos de desenvolvimento tumoral, a escolha da conduta terapêutica fica direcionada a necessidade de cada paciente. A terapia individualizada aumenta a chance do controle da proliferação e disseminação celular e permite a escolha de quimioterápicos que consigam escapar dos mecanismos de resistência celular. Pacientes com o mesmo diagnóstico, estadiamento tumoral e condição da saúde podem responder de forma muito diferente ao tratamento padrão. Essa diferença é decorrente da variabilidade genética entre eles, e a medicina de precisão permitirá o tratamento diferenciado atendendo as necessidades individuais de cada paciente.

Como os exames são realizados?

Com o avanço da tecnologia e das técnicas de biologia molecular, a avaliação da expressão gênica tem ficado mais acessível e disponível aos pacientes. Nas próximas semanas, teremos disponível no Brasil uma nova plataforma para avaliação genética dos tumores, permitindo um estudo de 192 genes comumente alterados nos cães.

Este teste estará disponível no Laboratório VetPat (Campinas-SP) que receberá amostras de todo o Brasil. O Enlight Test avalia e mensura a expressão do RNA de amostras de tumores que foram submetidos ao exame histopatológico. O grande desafio que essa tecnologia superou é na recuperação do RNA das amostras os tumores utilizando uma técnica patenteada conhecida como Nuclease Protection Assay (qNPA). O resultado aponta para os genes com alta e baixa expressão na amostra tumoral, sendo possível determinar as vias celulares responsáveis pelo desenvolvimento oncológico e permitir que a terapia alvo seja aplicada aumentando a chance de resposta ao tratamento.

Prof. Dr. Lucas Rodrigues

Diretor do Estima Hospital Veterinário (Taubaté-SP) e Ridge Research (Madison-EUA)

lucasrodrigues@estima.vet.br

Informações sobre o teste: contato@vetpat.com.br