Alt

Por que o atendimento a domicílio é importante?

Postado dia 25 de julho de 2016 por



Os cuidados com os animais de estimação devem ser constantes, e quem possui um amigo Pet sabe a importância das visitas ao veterinário e da manutenção da boa saúde dos parceiros de quatro patas. O crescimento do mercado Pet e o entendimento cada vez mais humanizado da relação entre o animal e seu tutor, fizeram com que o serviço de homecare, ou atendimento veterinário a domicílio, se tornasse cada dia mais solicitado.

Trabalhando com a ideia de proporcionar toda a atenção necessária à saúde dos Pets no conforto de casa, o serviço veterinário em domicílio chega como uma “salvação” para os proprietários que vivem uma rotina agitada, ditada pelo ritmo frenético de grandes cidades. O homecare, por fim, acaba otimizando o tempo que os tutores tem com seus amigos, unindo o útil ao agradável.

Ao contratar o serviço de atendimento a domicílio, o proprietário, além de receber uma consulta individual para seu Pet no conforto do seu lar, também recebe dicas e orientações do médico veterinário sobre aspectos importantes, como higiene e prevenção de acidentes no ambiente em que vive o Pet. O veterinário se torna uma espécie de “consultor da saúde animal” e avalia não apenas o paciente, mas também a família e sua casa como um todo, observando tudo o que pode interferir na vida e no dia a dia do Pet.

Procedimentos como cirurgias e exames como ultrassom e Raio-X, que exigem equipamentos específicos, não podem ser realizados dentro de casa e, dependendo das condições de saúde do Pet, a visita ao hospital veterinário é indicada. No entanto, procedimentos mais simples, como limpeza, vacinação e, em alguns casos, até mesmo a coleta de sangue para exames laboratoriais específicos, podem ser feitos pelo veterinário que atende em domicílio.

O homecare proporciona uma série de vantagens que vão além da comodidade. Um bom exemplo é o atendimento a Pets filhotes. Como os cães e gatos filhotes ainda não possuem o sistema imunológico completamente desenvolvido, não devem ser expostos aos perigos do contato com a rua até que sejam devidamente vacinados contra todas as principais doenças em animais. Durante a visita do veterinário, essa vacinação também pode ser feita, evitando-se todo o tipo de risco. Os tutores podem ter segurança no serviço prestado, pois as vacinas seguem todas as especificações de transporte até a sua casa (são levadas em compartimentos que controlam e mantém a temperatura adequada dos medicamentos).

Outra vantagem do homecare está na assistência aos Pets doentes, pois – assim como no caso de filhotes – os animais debilitados por problemas de saúde também não devem ser expostos a novos riscos por possuírem uma predisposição maior a adquirir outras doenças. Além disso, uma visita ao hospital veterinário poderá aumentar as chances de contágio para outros Pets. Por isso, nesses casos, o atendimento em casa é mais indicado.

Outro aspecto a ser lembrado são os casos de Pets que já estão em tratamento de alguma doença, e que podem ser beneficiados da assistência do homecare. As visitas de um profissional em domicílio podem trazer um acompanhamento mais constante da evolução da doença e recuperação do paciente, com a aplicação diária de medicamentos e monitoramento da saúde do Pet.

O estresse nos animais é outro aspecto importante que deve ser levado em consideração para a escolha de um serviço de atendimento veterinário a domicílio. Alguns Pets, por exemplo, ficam extremamente ansiosos ou nervosos ao sair de casa, já outros podem ter um grande medo ao andar de carro. Quando o destino é uma clínica ou hospital veterinário, o estresse do Pet pode ficar ainda maior – o que pode influenciar em todo o quadro clínico do animal. No entanto, ao ficar ao lado da família e de seu tutor, os Pets tendem a ficar mais tranquilos, seguros e confortáveis, o que facilita a realização dos procedimentos médicos.

Na maioria das vezes em que os Pets necessitam apenas de medicações, acompanhamento e algum tipo de consulta de rotina, o homecare pode ser solução dos problemas. Até mesmo outros cuidados mais simples, como o corte de unhas, podem ser previamente agendados com as visitas do veterinário.

Levar animais de grande porte para o veterinário pode ser uma missão impossível para muitos tutores. Esses proprietários estão entre os mais beneficiados pelo homecare, já que, com a visita do veterinário em casa, o proprietário não precisará se preocupar com o transporte do animal, nem com o seu nível de medo ou agressividade. Cães e gatos que passam por procedimentos que incluem fisioterapia e acupuntura, por exemplo, também estão no grupo dos maiores beneficiados pelo atendimento a domicílio.

Os atendimentos do homecare costumam durar cerca de 40 minutos a uma hora, dependendo do estado clínico do animal. O atendimento em domicílio geralmente tem um preço similar aos praticados em consultas feitas em clínicas e hospitais, e leva-se também em consideração no valor total do serviço o deslocamento do veterinário até a residência.

O Estima Hospital Veterinário possui uma equipe especializada pronta para atender os Pets. Para informações sobre valores e agendamentos, entre em contato com o hospital pelo telefone (12) 3411-6460.

Fonte de informações:

CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/veterinario-domicilio/