Alt

Saiba o que é a Tríade Felina

Postado dia 12 de janeiro de 2017 por



A chamada tríade felina é uma doença desencadeada por uma síndrome que acomete três órgãos dos gatos: pâncreas, intestino e sistema hepato biliar. Não tem predisposição sexual e etária evidentes, mas os animais adultos geralmente são os mais atingidos. Não se tem uma causa específica, o que se tem conhecimento é que as particularidades anatômicas dos felinos os deixam mais expostos a alterações nessas regiões. A microcirculação nessas áreas, os ductos comunicantes e aproximação entre estes órgãos também podem ser a razão do desenvolvimento da doença.

Tal enfermidade pode gerar alterações em mais de um órgão se não for devidamente tratada. A tríade felina desencadeia uma forte inflamação que pode atingir o intestino (acarretando uma enterite ou doença inflamatória intestinal), o pâncreas (causando a pancreatite) e o sistema hepatobiliar (provocando a colangite nos felinos).

As alterações ocorridas nestes órgãos não podem ser diagnosticadas sem a presença de exames de imagem (ultrassom) e exames bioquímicos. O contato com o médico veterinário é importantíssimo para a recuperação do Pet, pois apenas o tutor poderá passar todas as informações necessárias com precisão para o especialista, a fim de deixar o diagnóstico mais rápido e preciso.

A tríade felina ainda pode desencadear uma outra doença secundária, chamada de lipidose hepática, que consiste na disposição de gordura sobre a região do fígado.

Alguns sintomas relatados pelos tutores são falta de apetite do Pet, prostração, vômito e icterícia (olhos e mucosas bem amarelados, que muitas vezes não são detectados pelo tutor).

O Tratamento dependerá da funcionalidade dos órgãos envolvidos, de antibióticos e anti-inflamatórios, suporte nutricional e gastrointestinal, analgésicos e fluidos quando necessário.

O animal apresentará melhora se for corretamente e precocemente diagnosticado, podendo voltar a ter qualidade de vida. Recomenda-se, sempre, que se faça exames periódicos a cada 6 meses.

#SaúdePet #TríadeFelina #EspecialFelinos #CuidadoAnimal