Alt

Sarna Otodécica em cães

Postado dia 6 de agosto de 2018 por



A sarna é uma das doenças mais populares e conhecidas entre os tutores de cães, mas poucas pessoas sabem que existem vários tipos de sarna, inclusive uma que se origina no ouvido dos Pets, chamada de “sarna de ouvido”. A Sarna Otodécica (sarna de ouvido), é causada por um ácaro chamado Otodectes Cynoti, que parasita cães independentemente de sexo, raça, porte ou idade. Ao contrário de outros tipos de sarnas, a sarna de ouvido não é uma zoonose, ou seja, não é transmitida do animal para o ser humano.

A transmissão desse parasita ocorre principalmente por contato direto do animal infectado com o animal sadio. Essa enfermidade é altamente contagiosa pois o ácaro que dissemina a doença tem um ciclo de vida muito rápido.

A doença pode ser confundida com a otite (inflamação do ouvido), pois ambas apresentam sintomas semelhantes. Por isso, sempre procure o médico veterinário para obter o diagnóstico correto.

Um dos primeiros sinais da sarna de ouvido é a coceira excessiva (como em todos os tipos de sarna), mas, nesse caso, localizada unicamente na região da orelha. Além da coceira, o Pet apresenta o sintoma de balançar a cabeça de um lado para o outro. Mais um sinal bem característico é a alta concentração de cera no ouvido, com coloração marrom escura. Os Pets parasitados também podem apresentar inquietude, emagrecimento, otite, inapetência, entre outros sinais.

O diagnóstico deve ser feito unicamente por um médico veterinário, por meio de exames clínicos minuciosos. Dependendo do caso, o profissional poderá até mesmo recolher amostras da cera do ouvido do Pet para exame laboratorial, o que ajuda o diagnóstico ser mais rápido e preciso.

O tratamento consiste em uma terapia de medicamentos específicos escolhida pelo veterinário. A prevenção consiste em levar todos os cães que convivem com o Pet parasitado para uma consulta. É importante também que o tutor examine a orelha do seu Pet constantemente, a fim de encontrar alguma anormalidade. Esteja sempre alerta!

Saiba mais: http://portaldodog.com.br/cachorros/saude/sarna-otodecica-em-caes-sarna-de-ouvido/

#SaúdePet #SarnaOtodécica #CuidadosPet