Alt

Saúde Pet: Pulga nos gatos

Postado dia 7 de agosto de 2018 por



Você sabia que as pulgas também atingem os gatos, da mesma forma que atingem os cachorros? As pulgas são classificadas como uma praga que necessita de intervenção médica imediata. Quando chegam à fase adulta, possuem uma enorme capacidade de proliferação, fazendo com que, em poucos dias, o Pet e o ambiente em que ele vive, fiquem totalmente infestados. As pulgas são parasitas hematófagos, ou seja, se alimentam do sangue do seu Pet. Uma infestação pode trazer grandes prejuízos para a saúde do seu mascote.

Geralmente, as pulgas aparecem nos felinos por conta do contato direto com outros Pets parasitados. Sapatos, roupas, objetos e etc, também podem trazer ovos ou até mesmo pulgas adultas para dentro de casa.

Um gato parasitado por pulgas pode apresentar os seguintes sintomas: Coceira, é possível ver os parasitas, principalmente ao redor do ânus, na região abdominal e no dorso do Pet e também pode apresentar inquietação. Outros sinais clínicos são perda de peso, falta de apetite e depressão.

O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário da sua confiança, com uma boa avaliação do Pet. O tratamento geralmente é feito com terapia medicamentosa e na maioria dos casos, o veterinário receita shampoos especiais juntamente com medicamentos para o combate dos parasitas. É importante ressaltar, que o tratamento não é feito somente no gato, e sim no ambiente onde o mesmo vive. O tratamento é longo e exige acompanhamento do profissional da área, para que o Pet não fique intoxicado com os produtos anti-pulgas.

A prevenção consiste em evitar o contato do seu Pet com animais desconhecidos. Caso seu felino seja criado solto, é importante uma ida rotineira ao veterinário para avaliação. Se houver uma infestação de pulgas, faça o tratamento correto, tanto no Pet quanto no ambiente em que ele vive.

Saiba mais em: http://portaldocat.com.br/gatos/saude/pulgas-em-gatos/

#PulgasNosFelinos #SaúdePet #TutoresSempreAlertas