Alt

Acupuntura

Postado dia 13 de junho de 2016 por



A acupuntura é reconhecida, no Brasil, como especialidade médica desde 1995. Em pequenos animais já é uma terapia bastante procurada e utilizada. Atualmente encontra-se esta modalidade terapêutica em várias clínicas veterinárias.

Utilizamos aplicação de agulhas de aço inoxidável em pontos específicos, moxabustão, injeções de substâncias em pontos de acupuntura (complexo vitamínico, próprio sangue do animal, soro fisiológico, etc.) entre outras técnicas como a eletro acupuntura.

Ela pode ser utilizada como tratamento único ou auxiliando outras terapias. É bastante usada no tratamento de problemas relacionados com a coluna vertebral, aparelho locomotor, reabilitação, entre outros. No entanto, a acupuntura em animais tem diversas indicações com ótimos resultados.

Dentre as indicações da acupuntura em pequenos animais destacam-se:

– Problemas da coluna vertebral, como por exemplo: hérnias e calcificações de disco, diminuição de espaço intervertebral, osteófitos, traumas, patologias degenerativas, paresias, paralisias ou simplesmente dificuldade de movimentação ou dor.

– Processos alérgicos
– Sequelas de cinomose
– Doenças articulares degenerativas
– Displasia coxo-femural e do cotovelo
– Artrites e osteoartrites
– Incontinência fecal/urinária
– Dermatopatias
– Otites recorrentes
– Insuficiência renal/ hepática
– Distúrbios hormonais
– Alterações cardíacas
– Etc.

A frequência do tratamento varia de uma a duas sessões por semana, em alguns casos se faz sessões de manutenção mensais dependendo do paciente. Mas a frequência e o tempo total de tratamento dependem da gravidade da doença, intensidade da dor, tempo que o animal já tem a enfermidade e resposta individual de cada Pet.

Como em qualquer outro tratamento os resultados sempre serão melhores e mais rápidos quanto mais cedo se inicia as sessões. O diagnóstico ocidental é essencial para o prognóstico do tratamento, para a conduta terapêutica e expectativa de melhora do paciente.

Trabalhamos com parceiros que utilizam a associação da acupuntura com homeopatia, fitoterapia, e principalmente com a fisioterapia. Nas doenças do aparelho locomotor é essencial esta interação, onde muitas vezes se utiliza a hidroterapia como forma de melhorar a parte muscular e assim proporcionar qualidade de vida para o paciente até a sua reabilitação.

A acupuntura como tratamento único ou associado com outras modalidades terapêuticas é uma ótima opção desde que feita por um profissional capacitado, onde seja realizado o diagnóstico da doença e que realmente tenha indicação para a mesma.